Economia

Custo de vida em Santa Maria subiu e já preocupa

Juliana Gelatti e Maurício Araujo

"

Mesmo reparando que alguns preços andaram subindo nestes primeiros meses do ano, talvez os consumidores ainda não tenham se dado por conta que essa alta é geral e já preocupa. No primeiro semestre de 2014, o acumulado da inflação em Santa Maria, medida pelo curso de Economia da Unifra, chegou a 4,57%. O índice é maior do que o centro da meta para a inflação no país, que é de 4,5%. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 6,95% na cidade, acima do teto da meta da inflação, que é de 6,5%. O vilão do semestre foi a energia elétrica, que subiu quase 30% em maio.

O aposentado Tarso Machado, 67 anos, levou um susto com a conta de luz. Desligar eletrodomésticos, diminuir o tempo no banho e evitar aquecedores está sendo a maneira dele para diminuir os preços em casa:

- Está sendo preciso conter.

Alguns consumidores dizem sentir no bolso essa aceleração e afirmam que têm levado menos compras para casa. É o caso da aposentada Leone Pacheco, 54 anos. Ela percebeu o aumento principalmente em produtos como carnes e leite. Os dois itens estão entre os que mais pesaram no índice do semestre. Para driblar a inflação, a aposentada tem variado nas compras. Se numa semana, a carne é de gado, na outra entra o frango para equilibrar o orçamento:

- Se você vier aqui em um dia verá um valor nas placas, só que na outra semana o preço já é outro, mais caro.
 
- Pega R$ 200 ano passado e tenta comprar com o mesmo valor hoje. Não é mais possível - destaca a dona de casa Rosane Miranda, 48 anos.

Nos próximos meses, aceleração deve continuar

A alta de preços do 1º semestre só não é maior do que o 1º semestre de 2011. Naquele ano, o mês de março registrou alta dos preços de 1,33%, provocada principalmente pela alta nos combustíveis, causada, por sua vez, pelo rápido aumento na frota de automóveis, devida aos descontos no IPI. Já agora, em 2014, o governo federal decidiu, em junho, segurar o IPI reduzido para veículos, também para que o tributo não impactasse na inflação. Outra medida que tem sido pouco eficaz, segundo o economista Mateus Sangoi Frozza, tem sido aumentar as taxas de juros:

- Essa política econômica de subir juros e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo, não está mais dando resultado. Agora deveria ser feito um controle monetário, como o aumento do compulsório dos bancos e dar uma segurada na liberação de moeda.

A notícia ruim é que, mesmo os itens que subiram devido à Copa, como a cerveja no bar e a carne de churrasco, não devem baixar após o fim do mundial, porque os empresários devem continuar repassando os custos elevados com a eletricidade.

 

  "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Funcionários de fábrica de calçados de Paraíso do Sul, na Região Central, reivindicam salários atrasados

Próximo

Custo de vida de Santa Maria sobe 2,85% no primeiro semestre de 2014

Economia